Release details

2018-01-16 08:00 CET
  • Print
  • Share Share

Energia limpa para a nova "fábrica" dos biopolímeros Bio-on graças a uma usina de geração tripla produzido pelo Gruppo Hera

Bolonha, 16 de janeiro de 2018 - A Bio-on, líder nas tecnologias de química ecossustentável e o Gruppo HERA, um dos principais fornecedores italianos de serviços múltiplos de rede pública, celebraram um acordo para o fornecimento de energia limpa graças à construção e administração de um novo polo tecnológico e energético que conterá uma usina de geração tripla com uma concepção nova. O acordo foi assinado pela Bio-on S.p.A. com a Hera Servizi Energia, empresa controlada pelo Gruppo HERA, e garantirá energia elétrica limpa nas novas instalações para a produção de biopolímeros que a Bio-on está construindo em Castel San Pietro Terme, na província de Bolonha.

O estabelecimento, que será inaugurado até meados de 2018 e iniciará a produção de bioplásticos PHAs graças a um investimento na ordem de 15 milhões de euros, proporcionará trabalho regular a cerca de 40 pessoas. A usina será construída em uma área de 30.000 m², dos quais 3.700 cobertos 6.000 edificáveis, e terá uma capacidade produtiva de 1.000 toneladas por ano, extensíveis rapidamente para 2.000; será equipada com as tecnologias mais modernas dos laboratórios de pesquisa mais avançados onde a Bio-on experimentará e desenvolverá novos tipos de bioplástico PHAs utilizando como matéria prima refugos agrícolas e agroindustriais. Também na escolha do local produtivo, a Bio-on demonstrou uma atenção especial à sustentabilidade ambiental, pois decidiu reconverter uma antiga fábrica sem utilizar novos terrenos.
Graças ao acordo, o Gruppo Hera colocará à disposição do novo estabelecimento da Bio-on a) Energia Elétrica produzida e autoconsumida, b) Energia Térmica na forma de vapor, c) Energia Frigorífera. O acordo plurianual compreende a construção e a manutenção de todo o polo tecnológico-energético associado ao fornecimento de energia, com um investimento total por parte da Hera Servizi Energia no valor de 2,4 milhões de euros.

A Hera Servizi Energia é a empresa de serviços de energia de referência no setor industrial do Gruppo Hera, que ao longo do tempo desenvolveu um portfólio de usinas de produção em regime de cogeração construídas com as melhores tecnologias disponíveis no mercado e capazes de gerar economia significativa, tanto em termos enérgicos quando econômicos.

O projeto desenvolvido pela Bio-on prevê a construção de todo o polo tecnológico-energético composto por uma usina de geração tripla de energia elétrica na ordem de 1 MW, duas caldeiras a vapor, dois frigoríficos industriais de alta eficiência e uma instalação moderna para tratamento da água. A economia de energia criada é de mais de 800 TEP (toneladas equivalentes de petróleo) por ano, equivalente a uma redução de CO2 correspondente à absorção anual de um bosque de 320 hectares ou à eliminação de 810 automóveis a diesel das ruas nas nossas cidades.

"Estamos extremamente satisfeitos com este acordo - explica Marco Astorri, Presidente e CEO da Bio-on S.p.A. - porque permite aumentar e completar a sustentabilidade industrial da nossa nova usina. Optamos por não utilizar terreno cultivável e regeneramos um estabelecimento em desuso e com a HERA acrescentamos uma pegada ecológica significativa com a utilização da energia para produzir um biopolímero como MINERV PHAs sustentável e completamente biodegradável na natureza". A Bio-on, que está crescendo de modo acelerado, atingiu substancialmente os principais objetivos determinados pelo próprio plano industrial apresentado no dia 22 de novembro de 2016 para o exercício de 2017 e começa 2018 com projetos importantes, entre os quais está a colaboração para a sustentabilidade energética realizada com a HERA.

Todos os bioplásticos PHAs (polihidroxialcanoatos) desenvolvidos pela Bio-on são obtidos de fontes vegetais renováveis, sem nenhuma competição com a produção de alimentos, podem substituir numerosos polímeros tradicionais atualmente obtidos com processos petroquímicos com utilização de hidrocarbonetos; garantem as mesmas propriedades termomecânicas dos plásticos tradicionais, com a vantagem de serem completamente ecossustentáveis e totalmente biodegradáveis de modo natural.

O acordo entre as duas empresas surge em um contexto territorial muito dinâmico e que representa bem a vanguarda tecnológica italiana.

"Para uma empresa como a nossa, que faz da inovação e da sustentabilidade dois dos pilares em que se baseiam as atividades quotidianas - explicou Giorgio Golinelli, Diretor Executivo da Hera Servizi Energia - a colaboração com a Bio-on é a representação de uma afinidade natural de intenções e de uma convergência de pontos de vista que acreditamos que possa ser desenvolvida com um número sempre crescente de agentes empenhados no desenvolvimento sustentável da economia e da região. Com este acordo, graças à extensão e qualidade da nossa oferta de serviços, podemos fornecer uma nova pegada ecológica a um projeto que busca mudar o mundo dos ecoplásticos. E esse é um setor, aliás, no qual a Hera está há muito tempo em posição de destaque para agilizar a transição para um modelo de economia circular, que estenda a via das matérias-primas e recursos por meio da reciclagem, a reutilização e uma duração mais longa dos produtos".

GRUPPO HERA

É um dos maiores fornecedores italianos de vários serviços de rede pública nos setores de Ambiente (coleta e tratamento de lixo), Energia (distribuição e venda de energia elétrica e gás) e Hídrico (aquedutos, esgotos de tratamento de água). Trabalham no grupo quase 9.000 empregados, ocupados cada dia em atender às necessidades variadas de mais de 4,4 milhões de cidadãos. Os municípios servidos são mais de 350, localizados principalmente nas regiões de Emília-Romanha, Marcas, Toscana, Abruzos, Vêneto e Friul-Veneza-Júlia.
www.gruppohera.it

Para mais informações:           
Gruppo Hera
Cecilia Bondioli - Responsabile Rapporti con i Media ed Editoria
Tel: 051.287595 - 320.4790622 cecilia.bondioli@gruppohera.it - ufficiostampa@gruppohera.it

Bio-on S.p.A.
A Bio-on S.p.A., uma Intellectual Property Company (IPC) italiana, opera no setor de bioplásticos efetuando pesquisa aplicada e desenvolvimento de tecnologias modernas de biofermentação no campo dos materiais ecossustentáveis e completamente biodegradáveis de maneira natural. Em particular, a Bio-on desenvolve aplicações industriais com a criação de caracterizações de produtos, componentes e manufaturados de plástico. Desde fevereiro de 2015, a Bio-on S.p.A. se ocupa também do desenvolvimento da química natural e sustentável do futuro. A Bio-on desenvolveu um processo exclusivo para a produção da família de polímeros denominados PHAs (polihidroxialcanoatos), cuja matéria prima são refugos da produção agrícola (entre eles melaço e caldos de refugo de cana de açúcar e de beterraba açucareira). O plástico biológico produzido dessa maneira tem a capacidade de substituir as principais famílias de plásticos tradicionais pelas suas propriedades, características termomecânicas e versatilidade. O PHAs da Bio-on é um bioplástico classificado como 100% natural e completamente biodegradável: essas características foram certificadas pela Vinçotte e USDA (United States Department of Agriculture). A estratégia do emissor prevê a comercialização de licenças de uso para a produção de PHAs e dos serviços acessórios relativos, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e desenvolvimento (também por meio de novas colaborações com universidades, centros de pesquisa e parceiros industriais), além da construção de instalações industriais projetadas pela Bio-on.

www.bio-on.it
Informações para a imprensa da Bio-on - Simona Vecchies +393351245190 - press@bio-on.it - Twitter @BioOnBioplastic

Emissor
Bio-On S.p.A.
Via Dante 7/b
40016 San Giorgio di Piano (BO)
Tel.: +39 051893001
info@bio-on.it

 
Nomad
EnVent Capital Markets Ltd
25 Savile Row W1S 2ER London
Tel.+447557879200
Italian Branch
Via Barberini, 95 00187 Roma
Tel: +3906896841
pverna@envent.it



Especialista
Banca Finnat Euramerica S.p.A.
Piazza del Gesù, 49
00186 Roma
Lorenzo Scimia
Tel: +39 06 69933446
l.scimia@finnat.it

Bio-on HERA
Jan 16, 2018

HUG#2161624