Release details

2017-09-05 08:00 CEST
  • Print
  • Share Share

Os óculos agora são "ecológicos". Nasce a parceria entre a Bio-on e a Kering Eyewear.


  • As duas empresas estudarão juntas novos materiais ecossustentáveis para equiparar e superar as características dos plásticos utilizados até hoje no setor de ótica.
  • O objetivo é fornecer uma série de materiais inovadores para ampliar a criatividade.
  • A Kering Eyewear, empresa do grupo Kering criada para administrar a categoria de óculos, é a primeira empresa do mundo desse setor a utilizar os biopolímeros da Bio-on

BOLONHA - PÁDUA, 5 de setembro de 2017 - Bio-on, cotada na AIM da Borsa Italiana, anuncia um acordo com a Kering Eyewear para o desenvolvimento de novos materiais baseados no revolucionário bioplástico Minerv PHAs, natural e totalmente biodegradável. "É a primeira vez no mundo que uma empresa que produz óculos decide fazer pesquisas com os nossos biopolímeros" explica Marco Astorri, Presidente e CEO da Bio-on.

O objetivo da Kering Eyewear é de contribuir ativamente para o desenvolvimento de um modelo de negócios inovador e sustentável, além de fornecer à própria equipe de designers uma série de materiais de vanguarda para ampliar suas possibilidades criativas, determinando novas tendências no setor de artigos de luxo, esportivos e de estilo de vida. Os pesquisadores das duas empresas trabalharão juntos para projetar, certificar e introduzir no mercado novos materiais ecossustentáveis para integrar ao uso do acetato de celulose, um dos mais comuns materiais plásticos utilizados até hoje para fabricação de muitos dos óculos atualmente disponíveis no mercado.

Todos os bioplásticos PHAs (polihidroxialcanoatos) desenvolvidos pela Bio-on são obtidos de fontes vegetais renováveis, sem nenhuma competição com a produção de alimentos e garantem as mesmas propriedades termomecânicas dos plásticos tradicionais, com a vantagem de serem completamente ecossustentáveis e totalmente biodegradáveis de modo natural à temperatura ambiente.

"Estamos orgulhosos por sermos os primeiros no mundo na utilização do nosso biopolímero PHAs em colaboração com uma empresa de renome internacional como a Kering Eyewear. Graças a essa colaboração - explica Marco Astorri, Presidente e CEO da Bio-on - damos início a uma nova era no setor dos óculos. A união da criatividade e tecnologia dará início a objetos com características absolutamente inovadoras. Nossos laboratórios e nossos cientistas desenvolverão uma vasta gama de novas fórmulas para dar espaço à criatividade dos designers mais exigentes".

"A parceria com a Bio-on representa um sinal claro da atenção que a Kering Eyewear dedica à sustentabilidade e ao desejo de levar a inovações a um setor consolidado. Em nosso grupo - explica Roberto Vedovotto, Presidente e CEO da Kering Eyewear - acreditamos muito que uma empresa sustentável é uma empresa inteligente. Os materiais desenvolvidos pela Bio-on, totalmente naturais e biodegradáveis, representam de fato uma revolução completa no setor de óculos e correspondem totalmente à nossa abordagem única do mercado, além do nosso desejo de oferecer produtos mais inovadores e de maior qualidade. No setor de artigos de luxo, a sustentabilidade e a atenção ao ambiente não são mais uma opção, mas algo imprescindível".

Informações para a imprensa:
Simona Vecchies +393351245190 - press@bio-on.it  -  Twitter @BioOnBioplastic
Sara Amadei         +393351781106 - sara.amadei@kering.com

Bio-on S.p.A.

A Bio-on S.p.A., uma Intellectual Property Company (IPC) italiana, opera no setor de bioplásticos efetuando pesquisa aplicada e desenvolvimento de tecnologias modernas de biofermentação no campo dos materiais ecossustentáveis e completamente biodegradáveis de maneira natural. Em particular, a Bio-on desenvolve aplicações industriais com a criação de caracterizações de produtos, componentes e manufaturados de plástico. Desde fevereiro de 2015, a Bio-on S.p.A. se ocupa também do desenvolvimento da química natural e sustentável do futuro. A Bio-on desenvolveu um processo exclusivo para a produção da família de polímeros denominados PHAs (polihidroxialcanoatos), cuja matéria prima são refugos da produção agrícola (entre eles melaço e caldos de refugo de cana de açúcar e de beterraba açucareira). O plástico biológico produzido dessa maneira tem a capacidade de substituir as principais famílias de plásticos tradicionais pelas suas propriedades, características termomecânicas e versatilidade. O PHAs da Bio-on é um bioplástico classificado como 100% natural e completamente biodegradável: essas características foram certificadas pela Vinçotte e USDA (United States Department of Agriculture). A estratégia do emissor prevê a comercialização de licenças de uso para a produção de PHAs e dos serviços acessórios relativos, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e desenvolvimento (também por meio de novas colaborações com universidades, centros de pesquisa e parceiros industriais), além da construção de instalações industriais projetadas pela Bio-on.

Kering Eyewear

A Kering Eyewear é parte do grupo Keyring, holding de artigos de luxo que agrupa marcas de prestígio nos setores da moda, peles, joalheria e relojoaria. Com um portfólio amplo e diversificado de 15 marcas, a Kering Eyewear desenha, desenvolve e comercializa óculos para as marcas Gucci, Cartier, Bottega Veneta, Saint Laurent, Alexander McQueen, Stella McCartney, Brioni, Altuzarra, Azzedine Alaïa, Boucheron, Pomellato, Puma, McQ, Christopher Kane, Tomas Maier.

BIO-ON_KERING_PO
Sep 5, 2017

HUG#2131443